• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

Cooperativa de Agricultoras Familiares e Artesãs de São Ludgero (Cooperação) recebe comitiva do Planalto Norte

CooperaçãodeslexemploparaoBrasil - Publicado em 14/09/2018 às 07:14 - Atualizado em 14/09/2018 às 07:14

       Uma comitiva de 35 pessoas do Planalto Norte de Santa Catarina, a maioria mulheres, coordenada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) visitou São Ludgero na quarta-feira, 12 de setembro, e conheceram o funcionamento da Feira de Produtos Coloniais e o trabalho exemplar desenvolvido pela Cooperativa de Agricultoras Familiares e Artesãs de São Ludgero (Cooperação).

       Segundo a Coordenadora Estadual de Mulheres da Fetaesc, Agnes Schipanski Weiwanko, é a quarto grupo que conhece o trabalho desenvolvido pelas famílias da Cooperação, em São Ludgero. “A visita está diretamente ligada ao curso ‘Mulheres Empreendedoras: a arte da inovação da Microrregião da Astramate’ e a Cooperação é exemplo de organização, confiança e respeito entre os integrantes, credibilidade e referência na forma que faz a gestão administrativa da cooperativa”, ressalta a Coordenadora.

         A comitiva ao chegar foi recepcionada pela presidente da Cooperação, Salete Soethe Füchter, e integrantes da cooperativa no Auditório da Sede Administrativa Municipal. Tomaram um café colonial, com produtos produzidos pelas famílias integrantes da cooperativa, e em seguida foi feita uma apresentação, mostrando passo a passo como um pequeno grupo de mulheres conseguiu ser case de sucesso, transformando inicialmente a comercialização de alguns produtos para um ganho extra, em uma Feira de Produtos Coloniais no município, em num negócio estruturado, legalizado e rentável passando a ser a principal fonte de renda para muitas famílias e comercializando produtos em abrangência estadual. Integrantes da Comitiva tiraram suas dúvidas e após fizeram uma visita a sede da Feira de Produtos Coloniais, no centro da cidade. A Cooperação já possui 14 anos de história e, atualmente, comercializa mais de 120 produtos. O prefeito Ibaneis Lembeck,o Iba, também deixou sua mensagem aos visitantes, falou sobre a importância da troca de experiências e conhecimentos, reforçando com orgulho o exemplo positivo que é para Santa Catarina e o Brasil a Cooperação.

       A comitiva do Planalto Norte foi constituída por pessoas e lideranças dos municípios de Porto União, Canoinhas, Três Barras, Papanduva, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Itaiópolis.

     Somente nos últimos 45 dias a Cooperação já recebeu três comitivas de pessoas, inclusive, de fora do estado de Santa Catarina para conhecer o funcionamento da Cooperativa, da Feira de Produtos Coloniais, e a forma de gerenciamento.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Informações Relacionadas