07/10/2023

Centro Multiuso Dimas Schlickmann é um dos locais preparados para receber pessoas desabrigadas

O volume das águas nos rios e riachos de São Ludgero e toda a região tem uma previsão da Defesa Civil de que deverá subir diante da chuva volumosa e persistente que deverá atravessar toda a noite de hoje, 7, sábado, e amanhecer do domingo, dia 8 de outubro. A preocupação aumenta pelo fato do rio Braço do Norte, que recebe toda água das encostas das regiões de Santa Rosa de Lima e Grão-Pará, cortar o centro de São Ludgero.

No decorrer das próximas horas também existe a possibilidade de temporais com raios, rajadas de vento e granizo podendo ocasionar destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores. O pedido é para que as pessoas fiquem atentas evitando rios e riachos, locais com possibilidade de alagamentos, pontes e pontilhões, postes, encostas e árvores.

Segundo o Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, as pontes que dão acesso as comunidades da Barra do Norte, Ponte Baixa, Nova Estrela e Rio Pinheiros já estão submersas. Algumas vias no perímetro urbano já estão sendo alagadas pelas águas devido ao transbordo do rio Braço do Norte e outros afluentes. Algumas famílias já estão deixando suas residências.

Um Grupo de Trabalho foi montado com representantes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço Autônomo de Àgua e Esgoto (Samae) para dar suporte às famílias que necessitarem de ajuda. A ação também conta com apoio de voluntários e empresas privadas.

O Secretário de Assistência Social e Habitação, Valcemir Villani, informa que o Centro Multiuso Dimas Schlickmann e o Ginásio da Centro Educacional Professor Henrique Buss são os locais que estão disponíveis para acolher os possíveis desabrigados.

As pessoas podem acompanhar a previsão do tempo pelo site www.defesacivil.sc.gov.br.

Se precisar, entre em contato:

Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo

Fone/whatsapp: 998339942 - 999128865

Secretaria de Assistência Social e Habitação

Fone/whatsapp: 3657 0017 - 3657 0982 - 996378613 - 998450962

Polícia Militar: 190

Corpo de Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199

Samae de São Ludgero: 99987 0205

Cegero: 0800 642 7080

• Segue a orientação de alerta da Defesa Civil com a previsão de chuva volumosa e persistente - Foto 2
  • Segue a orientação de alerta da Defesa Civil com a previsão de chuva volumosa e persistente - Foto 3