Alunos do Centro Educacional Professor Henrique Buss contam a história da colonização de São Ludgero através de peças teatrais
Apresentações aconteceram nos dias 25 e 26 de novembro.
Com o tema “São Ludgero: de um sonho nasce uma cidade!” a história da colonização de São Ludgero foi contada no palco, através de peças teatrais, pelos alunos dos terceiros anos do Centro Educacional Professor Henrique Buss, que integra a Rede Municipal de Ensino, nos dias 25 e 26 de novembro, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann.
O trabalho com os alunos que teve o apoio da direção da escola foi idealizado e realizado em conjunto por meio das professoras Maria Juliana de Pieri, Rosângela Nazário Wiggers, Luzia Aparecida Massaroli , Pricila Furlan Borghezan Simionatto e Andréia Cardoso de Abreu.
Ao todo foram três peças teatrais e muito ensaio com os alunos. Foram abordados os motivos que fizeram com que os imigrantes alemães viessem para o Brasil; O caminho percorrido até chegarem na região onde hoje é São Ludgero; A situação na terra natal e a viagem de navio com mortos jogados ao mar; As dificuldades e conquistas; Também enfatizou-se a importância do Monsenhor Frederico Tombrok e do Padre Guilherme Rohër, a forma como a cidade foi colonizada e como se desenvolveu. E, ainda, abordou a construção da primeira capela que incendiou e a segunda capela que servia de escola.
A Diretora Geral do Centro Educacional Professor Henrique Buss, Cristiani Voss Schulz, parabeniza os professores, alunos e todos que estiveram envolvidos, direta e indiretamente. “As apresentações foram ótimas, oportunizou muito aprendizado, exigiu muito empenho e dedicação de professores e alunos”, resume.