Comitiva de São Ludgero esteve visitando a estrutura educacional da Satc em Criciúma

Comitiva de São Ludgero esteve visitando a estrutura educacional da Satc em Criciúma
Noticia Importada do site antigo
01/01/2021

Uma pesquisa com base na necessidade do mercado será apresentada à Administração Municipal na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto.

   Com o objetivo de conhecer melhor a estrutura educacional da Satc (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina), uma comitiva de São Ludgero formada pelo prefeito Volnei Weber, o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Rodrigo Pavei, e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann, estive na manhã do dia 24 de agosto, em Criciúma. Foram recebidos por coordenadores de cursos técnicos, cursos superiores e direção da instituição.

   As conversas estão adiantadas entre a equipe da Satc e a Administração Municipal de São Ludgero para que um convênio possa ser assinado em breve e o primeiro curso técnico seja iniciado já em 2016. Os técnicos que atuam no Instituto de Pesquisa da Satc (IPESATC) realizaram uma pesquisa de mercado no município, que será apresentada na próxima segunda-feira, 31 de agosto, com o propósito de identificar qual é a necessidade da qualificação profissional para a indústria e o comércio. “A visita serviu para conhecer melhor a estrutura da Satc, os laboratórios, a metodologia utilizada para o ensino e ainda de que forma são implantados os cursos nos municípios. O objetivo é proporcionar a qualificação da mão de obra, que resulta em qualidade e bons resultados para as empresas, e também formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, observa o Secretário Rodrigo Pavei. Para a Secretária de Educação, Maria Marlene Schlickmann, a visita de integração foi importante. “Tudo que é possível fazer pela educação e qualificação que resulta na agregação de conhecimento é um bom investimento. Tudo está caminhando para uma saudável parceria”, ressalta Maria Marlene.

   Para o prefeito Volnei Weber é preciso dar oportunidade a quem quer aprender, estudar mais. “Os dados vão apontar o caminho e mostrar qual a real necessidade de São Ludgero”, resume. Comitivas de outros municípios também visitaram a estrutura. Além da visita à escola, os prefeitos, acompanhados de secretários e assessores, também puderam conhecer a Mina de Visitação Octávio Fontana, a única mina do mundo que realiza eventos em seu interior. Se realmente o convênio for firmado com São Ludgero, o espaço físico a ser disponibilizado pela Administração Municipal será o do Centro Educacional Professor Henrique Buss.