Os parabéns pelos 25 anos do CEI Dom Gregório Warmeling

22/09/2022

Exposição "Linha do Tempo" está acontecendo hoje, quinta-feira, 22 de setembro

Está acontecendo no dia de hoje, quinta-feira, 22 de setembro, das 7h45min às 11h45min e das 13h15min às 17h15min, a exposição “Linha do Tempo” com o objetivo de relembrar a trajetória e a evolução estrutural e pedagógica dos 25 anos de fundação do Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Gregório Warmeling, que integra a Rede Municipal de Ensino de São Ludgero.

A exposição iria acontecer na segunda-feira, 19 de setembro, data de aniversário, e devido ao falecimento do secretário Léo Füchter foi transferida para o dia de hoje. Uma cerimônia com a presença das crianças, funcionários da instituição, o prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, a Secretária da Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann, com demais profissionais da pasta, foi realizada com o direito aos parabéns de aniversário. Prestigiou o ato a professora Esli Warmeling, filha do ex-vice-prefeito Blásio Warmeling e também sobrinha de Dom Gregório Warmeling, homenageado com o nome da escola. Além disso, Célia Baschirotto Buss, primeira diretora do CEI, também marcou presença. O ex-prefeito Matias Weber não compareceu por compromisso assumido, anteriormente.

No dia 19 de setembro de 1997, às 17h30min, foi inaugurada a escola. Na época, a Gestão Municipal era conduzida pelo prefeito Matias Weber e o vice Blásio Warmeling. Ela foi criada pela Lei nº 747/1997 que dispõe sobre a denominação oficial do estabelecimento de ensino da Rede Municipal.

O nome da instituição foi uma forma de homenagear o bispo Dom Gregório Warmeling, que é natural de São Ludgero, e que muito contribuiu com a área educacional. No início, a denominação era Centro Educacional, pois atendia crianças do pré-escolar e do ensino fundamental, na faixa etária de 6 a 10 anos. Em 2007, a instituição passou por várias mudanças, não sendo mais oferecido o Ensino Fundamental. Passou a atender somente a Educação Infantil, crianças de 0 a 5 anos e por isso, a estrutura física também foi modificada para atender às necessidades. Em 2016, no mês de junho, foi inaugurada uma ala nova destinada somente às turmas de bebês. A partir de 2020, passou a atender somente crianças de 0 a 3 anos. Atualmente, atende cerca de 300 crianças nessa faixa etária nos períodos matutino e vespertino, de forma parcial ou integral, sem fechar ao meio dia.

Para a diretora Maristela Tavares da Veiga, a Assistente de Educação, Aline Teixeira Alves, e a Coordenadora Pedagógica, Jaqueline Vieira Lessa, a data é especial e nada mais justo que relembrar sua importância e contribuição à comunidade. Atualmente a instituição conta com 64 colaboradores.

O Centro de Educação Infantil Dom Gregório Warmeling está localizado à rua Henrique Brunning, n°665, bairro Bela Vista.

• Os parabéns pelos 25 anos do CEI Dom Gregório Warmeling - Foto 1
  • Os parabéns pelos 25 anos do CEI Dom Gregório Warmeling - Foto 2