São Ludgero - 60 anos de Emancipação Político-Administrativa - 12/06/2022

08/07/2022

Uma feliz cidade que é referência para Santa Catarina e o Brasil

    Em 12 de junho de 1962 era oficializada a emancipação do município de São Ludgero. A história registra que a emancipação política não foi muito pacífica. Para a conquista de sua independência, terra próspera, além do desmembramento do território até então pertencente a Braço do Norte, foi necessário a astúcia de seus políticos e moradores, com a anexação de um pedaço de terra da vizinha Orleans, chamado Colônia. Os dois pedaços de terras foram emancipados e, então, oficializada a fusão, transformando na área territorial atual.

      O nome São Ludgero foi herdado da forte religiosidade alemã e por isso batizado com o nome de um santo originário da província da Westphalia, na Alemanha.

       Ao longo dos anos o desenvolvimento foi acontecendo em vários segmentos e a cidade se destacando dentro do estado de Santa Catarina e no Brasil. O município até então com a prevalência agrícola passou a solidificar sua marca e identificação com forte potencial industrial nas áreas da madeira, plásticos e recicláveis. Nos últimos anos o agronegócio segue em passos largos e firmes, bem como o comércio local caminha passando por aperfeiçoamentos e inovações.

        São Ludgero, atualmente, é referência no tratamento do esgoto doméstico em 100% dos perímetros urbano e rural, e case de sucesso na forma inovadora de executar pavimentação asfáltica, fazendo muito mais com menos. É uma terra de empreendedores com empresas ativas gerando riquezas, modelo de gestão pública com controle e eficiência na aplicação dos recursos públicos nos diversos setores, uma educação de qualidade que orgulha as famílias, o atendimento na área da saúde em evolução, avanços importantes na área social aconteceram, a valorização esportiva é comprovada com os fortes investimentos no trabalho de base em diversas modalidades e escolas em funcionamento disponibilizando conhecimento técnico a crianças e adolescentes gratuitamente. O setor da Cultura também recebe investimentos. O agronegócio se posiciona no mercado com destaque na produção de ovos, abate de bovinos, suínos, produção de leite, hortaliças e produtos coloniais.

       A cidade tem a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) que foi e continua sendo peça fundamental no progresso e desenvolvimento, distribuindo uma das energias mais baratas do Brasil, bem como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) que trabalha com muita organização e planejamento a médio e longo prazo oportunizando mais tranquilidade à população em geral.

      O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a história de São Ludgero orgulha as famílias e o futuro motiva. “Todas as famílias naturais desta terra e aquelas que escolheram aqui residirem e empreenderem visualizam facilmente os avanços positivos já alcançados, que estamos no caminho certo, todos os segmentos unidos e na mesma direção, rumo a muitas conquistas ainda a serem celebradas e comemoradas”, pontua. Ele completa agradecendo a contribuição dada por todos os representantes desde o mandato de seu Turíbio Schmidt, primeiro prefeito provisório de São Ludgero. “Tenho certeza que cada um ia dormir e acordava pensando em realizar ações que viessem ao encontro de melhorias para a cidade e as famílias. Aproveito para agradecer todos os vereadores que passaram pelo Legislativo e deram sua contribuição positivamente, em especial ao suor do trabalho e a coragem de cada pessoa que fez, faz e continua firme ajudando a construir essa bela história hoje com 14 mil habitantes que tem a missão de gerar desenvolvimento saudável e sustentável, garantindo o bem estar das futuras gerações”.

Veja Mais