São Ludgero promove no dia 27 de março a 6ª Conferência Municipal de Saúde

08/03/2023

Interessados em participar devem fazer a inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/14T_Cpcnh1oIgsuoaTgPHL3NYf_d41vyvFTBXkbpz6gw/edit.

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia” o Município de São Ludgero realiza no dia 27 de março, das 13 às 18 horas, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. A organização é da Secretaria da Saúde conjuntamente com o Conselho Municipal de Saúde. A população é convocada a participar e fazer a inscrição acessando o link https://docs.google.com/forms/d/14T_Cpcnh1oIgsuoaTgPHL3NYf_d41vyvFTBXkbpz6gw/edit.

A conferência em 2023 celebra os 35 anos  da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde (SUS). Serão abordados quatro eixos temáticos que são: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; E, amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A conferência municipal é a primeira etapa da conferência nacional, é um processo-político mobilizador de caráter reflexivo, avaliativo e propositivo. Poderão inscrever-se como membros todos os munícipes maiores de 16 anos, incluindo membros de associações, sindicatos, organizações não governamentais, instituições públicas e privadas e de demais segmentos, interessadas no aperfeiçoamento da política de saúde, na condição de delegados, convidados e observadores.

A Secretária Adjunta da Secretaria da Saúde, Michelli Voss, reforça a importância da participação para que conquistas importantes na saúde sejam alcançadas. “A conferência é um espaço democrático e popular, local que governo e sociedade debatem as políticas públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua.

O Conselho Municipal de Saúde é presidido por Matias Weber. “Reforçamos o convite para que as pessoas marquem presença”.

Durante a conferência, quatro delegados serão eleitos para participarem da Etapa Macrorregião Sul, que acontece em Criciúma, nos dias 3 e 4 de maio, na sede da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).