São Ludgero realiza capacitação para integrantes da Rede de Proteção e Atendimento da Criança e do Adolescente

07/03/2023

Será na quinta-feira, 9 de março, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann

Com o tema “Revelação Espontânea” o Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de São Ludgero, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, promove capacitação com Gabriela Dorneles (Psicóloga e Diretora Estadual de Assistência Social) no dia 9 de março, quinta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, para os profissionais que integram a Rede de Proteção e Atendimento da Criança e do Adolescente.

A revelação espontânea é quando a criança ou adolescente aborda um profissional e relata espontaneamente que foi/está sendo vítima de violência ou presenciou algum ato de violência. O objetivo da capacitação é articular, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar ações da rede intersetorial, além de colaborar para definição dos fluxos de atendimento.

Integram a rede de proteção, profissionais ligados a área da saúde, educação, assistência social, sistema da justiça, conselho tutelar, entidade de atendimento à criança e adolescente, polícias militar e civil, bombeiros, entre outros.

A presidente do CMDCA de São Ludgero, Valdira Matias, reforça a importância do evento e da participação dos profissionais. “Somente com um esforço conjunto, integrado, vamos minimizar as violências praticadas com crianças e adolescentes”, reforça.