Com 6.5 Rede Municipal de Ensino de São Ludgero já ultrapassou a meta do Ideb nacional de 2021

6.5Idebredemunicipaldesãoludgero - Publicado em 15/10/2018 às 09:24 - Atualizado em 15/10/2018 às 09:24

Ótima notícia. A Rede Municipal de Ensino de São Ludgero alcançou a nota 6.5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2017, numa escala de 0 a 10. O percentual já ultrapassou a meta estabelecida para o Brasil até 2021. E, diante deste percentual muito positivo, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes já realizou uma reunião de trabalho no dia 3 de outubro, na Sala de Vídeo, no Centro Educacional Professor Henrique Buss, no período vespertino, para fazer um diagnóstico dos indicadores e gráficos dos números nacional, estadual e municipal, identificar os pontos fortes e pontos a melhorar, debater estratégias com o objetivo de montar um plano de ações e atividades para serem executadas e desta forma seguir avançando na qualidade educacional.

A reunião foi com todos os professores do Ensino Fundamental, Diretoras e Coordenadoras Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino, Prefeito Ibaneis Lembeck, Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Sirlene Machado Cunha Joaquim, e equipe pedagógica da Secretaria.

A avaliação do Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A nota de 6.5 conquistada em 2017 pela Rede Municipal de Ensino de São Ludgero superou a meta mínima estabelecida nacional para ser atingida em 2021 que é de 6.0 e corresponde ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do Ensino Público, e a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), avaliação amostral do Saeb, que inclui também a Rede Privada.

A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Sirlene Machado Cunha Joaquim, recebeu a nota do Ideb com muita alegria, mas observa que é preciso seguir com foco, trabalho em equipe, para que a nota continue melhorando. “Todos os envolvidos neste processo estão de parabéns e o mais importante é seguir avançando em prol da qualidade”, pontua a Secretária. Para o prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, é mais um momento especial para a educação da rede municipal. “Foi importante a reunião para planejar os trabalhos e os indicadores continuarem melhorando. São Ludgero segue investindo forte na área educacional”, ressalta.

Fez parte do planejamento das ações o tema alfabetização, planejamento, formação do professor, perfil do professor, comprometimento de todos os envolvidos, parceiras, reforço escolar, material pedagógico, recursos disponíveis, família e escola, transição educação infantil e ensino fundamental, formas de avaliar o aluno, condições de trabalho do professor, formação de gestores e coordenadores pedagógicos, inclusão, frequência escolar, distorção idade-série, baixo rendimento escolar, evasão, alimentação e sono, contexto sócio-econômico, relação família e escola, afetividade e insucesso dos alunos.

Informações Relacionadas