Projeto AME-SE visa despertar e reforçar nas pessoas o compromisso com a saúde pelo autocuidado e autoestima

Secretaria de Saúde - Publicado em 25/07/2019 às 14:00 - Atualizado em 25/07/2019 às 14:34

Primeiro encontro realizado em julho
Créditos: Arquivo Nasf São Ludgero Baixar Imagem

Com o objetivo de despertar e fortalecer nas pessoas o compromisso com a saúde através de autocuidado e autoestima, iniciou em São Ludgero, no dia 19 de julho, o projeto AME-SE, através da Secretaria da Saúde, desenvolvido pela Atenção Básica de Saúde, através de uma parceria entre as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

Os encontros serão mensais, com duração de aproximadamente 01h30min de atividade. O projeto iniciou pela ESF Encosta do Sol e em breve será implantado em toda a Rede Municipal de Saúde. Os interessados em participar serão relacionados pelas Agentes Comunitárias de Saúde. A Administração Municipal de São Ludgero acredita que a melhora na qualidade de vida da população passa por ações preventivas e por este motivo incentiva à saúde integral, o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de bem-estar.

Para Josiane Momm, Psicóloga do Nasf e uma das integrantes do projeto o cuidado produzido pela relação entre equipe e usuário não se restringe à administração de psicofármacos nem a realização de psicoterapias, indo além e construindo novas possibilidades de vida. “As equipes de saúde acreditam que a convivência comunitária e a produção do autocuidado são fatores determinantes no equilíbrio de todo ser humano. O foco do grupo é, portanto, o resgate dos aspectos saudáveis das pessoas, tornando-os cada vez mais autônomo na busca por saúde. Vamos fortalecer o compromisso com sua saúde e bem-estar, resgatar sua identidade e ampliar o desejo de mudança de hábitos e/ou situações no seu dia a dia”, detalha. Já Daniely Mendes Arisa, Odontóloga e outra integrante do projeto, explica que os métodos que utilizam no grupo são baseados em práticas de autocuidados físicos e emocionais envolvendo a imagem que os sujeitos têm de si e possibilidades de mudanças como, por exemplo, aprendizado de cuidados básicos com o bem-estar, desenvolvimento de autoestima,  cuidados estéticos, relaxamento, aprendizado sobre cuidados nutricionais  entre outros. “Ainda são realizadas práticas manuais, apresentações de materiais com temas relevantes, dinâmicas e práticas reflexivas, assim como demais atividades que priorizam o espaço de socialização, integração, apoio, crescimento pessoal, troca de experiências e de saberes”, revela.

Além de profissionais da Rede Municipal de Saúde o projeto estenderá convites aos profissionais do setor privado que queiram atuar, voluntariamente, juntamente aos grupos. O primeiro encontro contou com a Cosmetologista Beatriz Alberton que realizou técnicas de esfoliação e hidratação da pele do rosto com materiais acessíveis que geralmente as pessoas possuem em casa. Ela, também, tirou duvidas das participantes sobre cuidados com a pele.

Sobre o projeto a Secretaria de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, diz que o interesse do trabalho em grupo surgiu de uma vontade das equipes em trabalhar a prevenção do adoecimento e ampliar o vínculo com a comunidade.  “São Ludgero aos poucos está avançando na promoção da saúde com base na prevenção com ampliação significativa do trabalho com a implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf)”, ressalta a secretária.