Lançado em São Ludgero o Programa Reciclando Medicamentos

Secretaria de Saúde - Publicado em 05/08/2019 às 10:54 - Atualizado em 05/08/2019 às 10:57

Lançamento foi no Gabinete do Prefeito

Com o objetivo de dar o descarte correto aos medicamentos vencidos ou doação dos não mais usados pelas pessoas da comunidade, foi lançado em São Ludgero no dia 2 de agosto, às 14 horas, no Gabinete do Prefeito, o Programa Reciclando Medicamentos, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (Vigilância em Saúde), com o Unibave.

As famílias receberão orientações através das Agentes de Saúde, bem como trabalhos de orientações e palestras serão ministradas nas escolas. O programa consiste, inicialmente, em disponibilizar Caixas Coletoras em todas as Unidades de Saúde.

A Secretária de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, diz que oportunizar o descarte de medicamentos vencidos, medicamentos sem uso ou que não foram usados integralmente é uma contribuição importante às pessoas. “O descarte errado pode resultar em problemas ambientais, problemas na eficácia do tratamento do esgoto doméstico, bem como a automedicação”, pontua. Ela completa informando que os medicamentos recebidos serão encaminhados ao Unibave, que fará a seleção daqueles que serão descartados e os que poderão ser reutilizados.

O ato de lançamento aconteceu no Gabinete do Prefeito e além do prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, a Secretária de Saúde, Nilva Schlickmann, prestigiaram o ato o Reitor do Unibave, Élcio Willemann, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dimas Ailton Rocha, Professor e Pesquisador, Adalberto Alves, o responsável pela Vigilância em Saúde de São Ludgero, Gilson Martins, a Coordenadora da Saúde Básica de São Ludgero, Enfermeira Maria Madalena Beltrame, a integrante da Vigilância em Saúde, Luana Della Giustina Stange, a Agente de Endemias, Jessica Pignatel, a Farmacêutica, Silviane Evelyn Schlickmann, o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Sirlene Machado Cunha Joaquim.

Saiba, inicialmente, quais os locais que terão Caixa Coletora:

- Unidade Sanitária Central de Saúde

- ESF Margem Esquerda