Melhorias e investimentos inaugurados no Centro Educacional Professor Henrique Buss

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes - Publicado em 09/08/2019 às 15:30 - Atualizado em 09/08/2019 às 15:32

Ato de inauguração da reforma e investimentos

Um momento histórico e especial. Assim é definido o ato solene que inaugurou a reforma e investimentos feitos no Centro Educacional Professor Henrique Buss, que integra a Rede Municipal de Ensino, em São Ludgero, na terça-feira, 6 de agosto, e também o lançamento do livro “Ecoformação de Professores com Polinização de Escolas Criativas”.

O investimento feito pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes foi realizado com base nos apontamentos e sugestões da direção da instituição e Conselho de Pais e Professores (APP). Lista nos investimentos inúmeras melhorias estruturais a exemplo da pintura de toda a escola, do ginásio, ampliação da quadra aberta, acessibilidade ao ginásio, quadra de areia, parque e refeitório, salas e banheiros, a troca de todo cercado da instituição, instalação de balanço para cadeirante, colocação de toldos em aluzinco no acesso a instituição, laterais, refeitório e acesso ao ginásio, fechamento com vidro o refeitório e instalação de ar condicionado, bem como ampliação do espaço para depósito, a instalação de gás encanado, construção de lixeiras com aberturas, ampliação do sistema de câmeras de segurança e construção de pias de mármores para os banheiros dos alunos. Além disso, foi realizado investimento na compra de carteiras e cadeiras, bebedouros inox, quadros brancos, inúmeros materiais pedagógicos para Atendimento Educacional Especializado (AEE) a exemplo da mesa interativa (play table), mobília completa para a Sala do Sistema Escolar, compra de cadeiras estofadas, aparelhos de ar condicionados, tv’s, alguns data shows, computadores, 26 notebooks, livros e demais materiais como planetário, torso humano, esqueleto humano, globo terrestre para a biblioteca. Durante a solenidade, a professora Márcia da Silva Lunardi, em nome de todos os envolvidos no projeto criativo ecoformador “Defensores da Vida – Da Produção de Alimentos à Sustentabilidade” que integra o livro lançado na ocasião, fez uma explanação sobre o funcionamento do mesmo e sua importância.

A escola que tem na direção geral Cristiane Schulz está localizada no bairro Parque das Acácias, Margem Esquerda, funciona em uma área de 4.559,05 metros quadrados, recebe diariamente 645 alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental e conta com 67 profissionais, dentre educadores graduados, pós-graduados, profissionais da Secretaria de Educação, bolsistas acadêmicos do Ensino Médio ou Graduação, além das responsáveis pelos Serviços Gerais.

Para a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Sirlene Machado Cunha Joaquim, os investimentos feitos representam avanço na qualidade educacional. O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, enfatiza que investir em Educação é investir para que a sociedade tenha futuras gerações preparadas para a vida. “Estamos felizes e seguimos com os investimentos na Educação”, reforça. No município, na Rede Municipal de Ensino, a média de investimento global anual por aluno, se considerado o ano de 2018 é de R$ 7.400,00.

Além do prefeito Iba, a Secretária Sirlene e a diretora Cristiane, prestigiaram a inauguração e lançamento professores, funcionários em geral, pais, o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Pereira, os vereadores Adriano Becker, Lucas Peters, Solange Santana Mattei, Benício Warmeling, Valério Becker, os Secretários Valcemir Villani e Nilva Schlickmann Pickler, o Reitor do Unibave, Élcio Willemann, o tesoureiro da APP, Charles Niehues, o Engenheiro Civil e fiscal das obras executadas, Cláudio Dandolini, e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Patrícia Weber.