Prefeitura de São Ludgero entrega Ordens de Serviço para pavimentar acesso a escadaria do Morro da Cruz

Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo - Publicado em 12/08/2019 às 15:44 - Atualizado em 12/08/2019 às 16:47

Morro da Cruz recebe grande número de visitantes
Créditos: Albeneir Fraga Baixar Imagem

Os trabalhos já iniciaram por exigência burocrática, mas a reunião que oficializa de fato o investimento de R$ 566.597,75 (Etapas 1 e 2) para pavimentar o acesso a escadaria do Morro da Cruz, um dos pontos turísticos mais bonitos de São Ludgero, será realizada amanhã, terça-feira, 13 de agosto, às 19h30min, na residência de Celso Gerônimo, pela Prefeitura de São Ludgero.

Trata-se de dois recursos do Ministério do Turismo, liberado via Caixa Econômica Federal, com contrapartidas do município. Tem participações nas liberações o senador Dário Berger e o ex-deputado federal Ronaldo Benedet. As obras acontecem em duas etapas. Na Etapa 1 – trecho da escadaria até a propriedade de Celso Gerônimo será investido R$ 340.638,78 e na Etapa 2 – trecho entre a propriedade de Celso Gerônimo até a proximidade da Igreja da comunidade do Mar Grosso será investido R$ 225.958,97.

As execuções serão através da nova forma de executar pavimentações, fazendo mais com menos, onde a equipe da Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo fará o alargamento da via, terraplanagem, nivelamento, implantação de drenagens, sub-base e base. Já a empresa terceirizada, ganhadora do processo licitatório, Setep Construções S.A., ficará responsável pela imprimação, pintura de ligação, colocação da camada asfáltica, pinturas e sinalizações.

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, não esconde a alegria de ver se transformando em realidade mais uma reivindicação da comunidade. “A pavimentação deste acesso contribuirá diretamente com o desenvolvimento do Turismo na cidade”, ressalta. Iba completa agradecendo o Governo Federal, o senador Dário Berger e o ex-deputado federal Benedet, a competência e eficiência da equipe da Caixa Econômica Federal, Agência de Criciúma, bem como a participação do ex-prefeito Volnei Weber. “É mais uma conquista, resultado de um esforço de várias mãos, em prol da coletividade, do desenvolvimento de nossa cidade”, resumiu. O Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, agradece a compreensão dos proprietários dos imóveis em relação aos alargamentos que irão acontecer. “A compreensão dos proprietários nas pavimentações rurais é de extrema importância para que as obras fiquem com qualidade”, pontua.

Morro da Cruz – O Morro da Cruz é um dos locais mais bonitos do município de São Ludgero, está localizado a mais de 580 metros de altitude, entre as comunidades de Morro do Cruzeiro e Mar Grosso. O local tem uma vista panorâmica, possível de apreciar as encostas da Serra, cidades vizinhas e até o mar, em Laguna. No local foi construída uma cruz e possui uma capela com várias imagens sacras, simbolizando um momento importante de fé das pessoas e da história do Brasil, na década de 40, relacionada a Segunda Guerra Mundial. O acesso pode ser feito via estrada, ainda de chão batido, ou acessando a uma escadaria que possui um total de 597 degraus.