Oficializado o início dos trabalhos para pavimentar o acesso a escadaria do Morro da Cruz

Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo - Publicado em 14/08/2019 às 08:32 - Atualizado em 14/08/2019 às 10:00

Com um número expressivo de moradores reunidos ontem, terça-feira, 13 de agosto, às 19h30min, na residência de Celso Gerônimo, a Prefeitura de São Ludgero oficializou o investimento de R$ 566.597,75 (Etapas 1 e 2) para pavimentar o acesso a escadaria do Morro da Cruz, um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade.

Trata-se de dois recursos do Ministério do Turismo, liberado via Caixa Econômica Federal, com contrapartidas do município. Tem participações nas liberações o senador Dário Berger e o ex-deputado federal Ronaldo Benedet. As obras acontecem em duas etapas. Na Etapa 1 – trecho da escadaria até a propriedade de Celso Gerônimo será investido R$ 340.638,78 e na Etapa 2 – trecho entre a propriedade de Celso Gerônimo até a proximidade da Igreja da comunidade do Mar Grosso será investido R$ 225.958,97.

Os trabalhos serão realizados através da nova forma de executar pavimentações, fazendo mais com menos, onde a equipe da Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo fará o alargamento da via, terraplanagem, nivelamento, implantação de drenagens, sub-base e base. Já a empresa terceirizada, ganhadora do processo licitatório, Setep Construções S.A., ficará responsável pela imprimação, pintura de ligação, colocação da camada asfáltica, pinturas e sinalizações.

Na oportunidade o prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, juntamente com o Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, e o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter, repassaram informações sobre a obra e como os trabalhos acontecerão. Na oportunidade, os moradores tiveram a oportunidade de sanar todas as dúvidas. O prefeito Iba reforçou a importância da obra e pediu que os moradores ajudassem a fiscalizar durante a execução dos trabalhos. “É mais uma parceria entre Prefeitura e moradores que resulta em benefícios para à comunidade em geral. Seguimos lutando por mais recursos, independente de siglas partidárias, para executarmos obras e ações em prol da coletividade”, pontuou. Durante o evento foi enfatizada a luta e participação do ex-prefeito, Volnei Weber, hoje Deputado Estadual.

Morro da Cruz – O Morro da Cruz é um dos locais mais bonitos do município de São Ludgero, está localizado a mais de 580 metros de altitude, entre as comunidades de Morro do Cruzeiro e Mar Grosso. O local tem uma vista panorâmica, possível de apreciar as encostas da Serra, cidades vizinhas e até o mar, em Laguna. No local foi construída uma cruz e possui uma capela com várias imagens sacras, simbolizando um momento importante de fé das pessoas e da história do Brasil, na década de 40, relacionada a Segunda Guerra Mundial. O acesso pode ser feito via estrada, ainda de chão batido, ou acessando a uma escadaria que possui um total de 597 degraus.