Mais policiais militares para São Ludgero foi pauta de reunião com os comandos local e regional

Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento - Publicado em 28/08/2019 às 18:27 - Atualizado em 28/08/2019 às 18:40

Reunião foi no Gabinete do Prefeito

Uma importante reunião aconteceu entre representantes da Administração Municipal de São Ludgero, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e os comandos da Polícia Militar local e regional para tratar sobre a segurança pública militar na cidade e pontuar a preocupação das lideranças e famílias em relação às baixas constantes de efetivos. O pedido é por reposição dos policiais miliares diante dos investimentos feitos em estrutura e equipamentos nos últimos anos pela comunidade.

É fato que nos últimos anos significativos investimentos foram feitos pela comunidade, Administração Municipal e Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), e colocados à disposição dos militares, inclusive, instalando em todas as entradas e saídas da cidade câmeras de videomonitoramento.

Na reunião que aconteceu no Gabinete do Prefeito, às 14 horas, do dia 21 de agosto, a Administração Municipal estava representada pelo prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, e o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter, o Conseg pela presidente Fernanda Tomaz, o Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero pelo Comandante 3º Sargento Daniel Garcia e a 1ª Companhia da Guarnição Especial de Braço do Norte pelo Comandante Capitão André Ferreira de Araújo.

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, explanou a preocupação em relação às baixas constantes de efetivos e a necessidade de reposição dos policiais. “A preocupação das famílias é a nossa preocupação como gestor público, ou seja, é preciso mais policiais militares atuando na cidade”, pontuou. Ele também colocou em pauta o fato da Administração Municipal ter feito significativo investimento, colocando câmeras em todas as saídas e entradas da cidade e a Secretaria de Segurança ainda não ter disponibilizado os Agentes para realizar o monitoramento 24 horas. “O monitoramento existe, mas é preciso melhorar”, alerta o prefeito. O Secretário de Administração, Léo Füchter, falou sobre o esforço que a cidade está fazendo para disponibilizar uma melhor estrutura as polícias civil e militar. “São Ludgero é uma cidade parceira das polícias civil e militar”, enfatizou. A presidente do Conseg, Fernanda Tomaz, compartilhou da mesma preocupação sobre a segurança. “Existe um esforço para ajudar e por outro lado uma grande preocupação em relação às ocorrências, os acontecimentos e a diminuição do efetivo”, reforçou.

Sobre mais efetivos o Capitão André Ferreira Araújo disse que entende a preocupação do prefeito e da comunidade. “Nós estamos trabalhando com a estrutura que temos e Braço do Norte está sempre presente em São Ludgero nas ações realizadas”, relatou. Ele informou que esforços estão sendo empenhados para trazer uma Escola da Polícia Militar para Braço do Norte. O 3º Sargento Daniel Garcia informou que sempre que solicitado o apoio de Braço do Norte o pedido é atendido, prontamente.

Ao final da reunião ficou combinando entre a Administração Municipal, Conseg e os Comandantes que as tratativas acontecerão para que as 30 câmeras, investimento da Prefeitura de São Ludgero, também sejam ligadas a Guarnição Especial de Braço do Norte, reforçando o monitoramento. Atualmente, São Ludgero possui um total de 35 câmeras em funcionamento a disposição das polícias civil e militar.