Centro de Triagem Coronavírus está funcionando muito bem diz Secretária de Saúde

Secretaria de Saúde - Publicado em 26/03/2020 às 15:53 - Atualizado em 26/03/2020 às 16:03

Toda equipe da Secretaria de Saúde de São Ludgero está focada nos atendimentos à população e o funcionamento do Centro de Triagem Coronavírus com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e equipe de limpeza já atendeu mais de 40 pessoas. O grande desafio da Administração Municipal é conseguir a contratação de mais médicos, após a saída de cinco profissionais, para regularizar o atendimento em geral.

Segundo a Secretária de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, existe um grande empenho e uma grande dinâmica para que todas as pessoas recebam o melhor atendimento possível. “No início do ano cinco médicos nos deixaram e mesmo com essa grande deficiência estamos conseguindo com planejamento e boas estratégias manter os atendimentos. As três Estratégias Saúde da Família (ESFs) estão funcionando, a Unidade Sanitária Central de Saúde também, o Disque Coronavírus está atingindo seu objetivo que é orientar e informa as pessoas com dúvidas, o Centro de Triagem em seu terceiro dia de atendimento indo bem os trabalhos seguem”, pontua. Ela faz questão de agradecer ao empenho de cada funcionário da secretaria, a participação direta do prefeito Iba com rapidez na tomada de decisões, aos demais secretários, em especial a dedicação do secretário Léo, a direção da Rede Feminina de Combate ao Câncer, a confiança da população, e todos os funcionários públicos que estão envolvidos direta e indiretamente para que consigamos caminhar com muita eficiência”, completa. Nilva aproveita e reforça o pedido às pessoas que podem e aquelas que foram liberadas dos seus trabalhos para que fiquem em casa. “O pedido é ainda maior para os idosos e aquelas pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Só saiam numa extrema necessidade. Cada um fazendo a sua parte sairemos com êxito desta difícil situação”, ressalta a secretária.

São Ludgero segue o Decreto Estadual em relação ao funcionamento dos setores público e privado.

Como prevenir?

- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

- Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir;

- Evite aglomerações de pessoas;

- Mantenha os ambientes bem ventilados;

- Não compartilhe objetos pessoais.

Como é transmitido?

- Por contato pessoal;

- Através de gotículas de saliva;

- Espirro, tosse, catarro;

- Contato com objetos e superfícies com possibilidade de contaminação.

Quais os sintomas?

Os principais sintomas são: febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade para respirar.

Saiba mais sobre os atendimentos na área da saúde:

Centro de Triagem Coronavírus - Funciona na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer das 7 às 19 horas de segunda a segunda

Disque Coronavírus

3191 0299 - De segunda a sexta-feira das 07h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas

98402 4899 – Das 7 às 19 horas

Funcionamento das ESFs:

Das 7 às 16 horas sem fechar ao meio-dia

Estratégia Saúde da Família (ESF) Margem Esquerda – 3657 0828

Estratégia Saúde da Família (ESF) Margem Direita – 3657 0364

Estratégia Saúde da Família (ESF) Encosta do Sol – 3657 0792

Importante 1: Emergências odontológicas na ESF Margem Direita

Importante 2: Solictação de receita de medicamento de uso contínuo  e receituário controlado deve acontecer ligando para a unidade de saúde a qual pertence e retirar conforme agendamento.

Unidade Sanitária Central de Saúde (Pronto) – 3657 1257 – 24 horas

Secretaria de Saúde – 3657 1474 – Das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas