Prefeitura de São Ludgero pede que pessoas coloquem o lixo para coleta apenas no dia do recolhimento

Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento - Publicado em 09/07/2020 às 07:38 - Atualizado em 09/07/2020 às 09:20

Ainda existem pessoas em São Ludgero que colocam o lixo para a empresa Racli recolher antes do dia estabelecido, contribuindo para que animais rasguem ou o vento espalhe o mesmo pela via pública podendo gerar problemas de saúde e também deixar a cidade suja. Por este motivo a Prefeitura de São Ludgero pede às pessoas, especialmente aquelas que ainda não possuam local correto para armazenamento individual em sua residência ou estabelecimento, que guarde em local seguro colocando apenas no dia da coleta.

São Ludgero vinha enfrentando problemas no recolhimento do lixo ao longo dos anos. Em 2015 a Prefeitura de São Ludgero, através do então prefeito Volnei Weber e o vice-prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, decidiram resolver por definitivo o problema de recolhimento na cidade, inclusive, reorganizando o itinerário de coleta nos bairros do perímetro urbano com participação direta da Vigilância Sanitária. Com empenho e dedicação os problemas foram resolvidos um a um, e o recolhimento passou a acontecer de forma organizada e tranquila. Num momento seguinte, o recolhimento de lixos específicos, em um período de intervalo de tempo maior, passou também beneficiar as comunidades do interior.

O Fiscal Sanitário, Gilson Martins, que participou diretamente na ação, e atualmente mantem o controle do itinerário de recolhimento em sintonia com a empresa que realiza o serviço, diz que o recolhimento de lixo está acontecendo de forma tranquila e sempre que é recebida alguma reclamação prontamente é realizado o trabalho de averiguação.

Para o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter, o maior desafio que já começou a um bom tempo é conseguir recursos para implantar a coleta seletiva de lixo por completo, num esforço conjunto entre Prefeitura e as famílias.

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, sobre o assunto diz que mesmo o recolhimento funcionando muito bem nos últimos anos o empenho é para transformar em realidade a coleta seletiva de lixo. “Já fizemos muitas visitas, conhecemos projetos em funcionamento e temos um projeto cadastrado no Governo Federal. Não falta empenho para que o êxito seja alcançado. Enquanto isso, reforço o pedido de colocar o lixo bem armazenado somente no dia da coleta”, pontua o prefeito.

Coleta de Lixo em São Ludgero:

Bairros                                                                                  Dia da Semana

Centro, Nossa Senhora Aparecida,                                        Segunda-Feira

Bela Vista, Beira Rio, Santo Antônio e

Dona Jordina.

Centro, Madre Tereza, Evolução, Parque das                                   Terça-Feira

Acácias, Industrial, Divina Providência e KM 02

Centro, Encosta do Sol, Santo Antônio e                               Quarta-Feira

Dona Jordina

Centro, Madre Tereza, Evolução, Parque                              Quinta-Feira

Das Acácias, Nossa Senhora Aparecida,

Industrial, Divina Providência e KM 02