Reunião tratou do tema “Acessibilidade” com a possibilidade de ações serem executadas a curto, médio e longo prazo no perímetro urbano

acessibilidadeemsãoludgero - Publicado em 01/10/2018 às 16:22 - Atualizado em 01/10/2018 às 16:29

Acessibilidade
Créditos: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação do Município de São Ludgero Baixar Imagem

Esclarecedora. Foi assim a reunião com o tema “Acessibilidade” debatido na Câmara de Vereadores de São Ludgero na manhã do dia 26 de setembro, das 8 às 10 horas, na Sala de Reuniões, entre Vereadores, representantes da Prefeitura, Comissão de Trânsito e Câmara de Dirigentes Lojistas. Objetivo é planejar ações que possam ser executadas a curto, médio e longo prazo em trechos do perímetro urbano, já consolidados, com construções antigas.

Após uma exposição geral dos participantes com seus pontos de vistas sobre acessibilidade o debate foi focado em relação aos passeios públicos inexistentes em trechos de vias do perímetro urbano, onde estão localizadas muitas construções antigas, totalmente fora da legislação federal.

Ficou acordado entre todos, sinalizando como melhor caminho a ser seguido, com aval positivo do prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, que o primeiro passo é ser contratada uma empresa especializada que faça levantamento dos trechos com os projetos individuais de cada área. “Vamos nos empenhar para que isso seja feito em 2019, dentro de nossas condições financeiras”, detalha. O Engenheiro Civil da Prefeitura, Jânio Paladini, participante da reunião, esclareceu que cada caso é um caso que precisa ser analisado, pontualmente. “É preciso o apontamento das situações e as soluções das áreas consolidadas para que os devidos encaminhamentos sejam tomados. Existem muitas barreiras a serem superadas em determinados trechos”, enfatiza. Ele completa dizendo que o tema, também, envolve conscientização e educação.

É importante esclarecer que todos os projetos de novas construções já seguem a legislação vigente em relação ao passeio público com acessibilidade, bem como localização de lixeiras.

Para a vereadora Maria Marlene Schlickmann, que preside a comissão legislativa específica, além das adequações nas estruturas físicas, é fundamental que se tenham mudanças culturais e atitudinais e que as pessoas se conscientizem da importância de garantir acessibilidade a todos. Na avaliação do vereador Léo Fuchter, integrante da comissão, o objetivo dos vereadores é contribuir para que o município de São Ludgero continue avançando em relação a acessibilidade e faça um planejamento de trabalho para ser executado a curto, médio e longo prazo. “Queremos que os problemas sejam identificados e solucionados”, pontua.

Para o prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, a iniciativa dos Edis é elogiável e foi importante para que os próprios vereadores entendessem as situações enfrentadas, diariamente, pelo Engenheiro Jânio, o Fiscal Márcio e eu na condição de Prefeito. “Vamos trabalhar juntos, em sintonia, para que possamos avançar ainda mais e nada melhor do que vários segmentos estarem cientes das dificuldades a serem superadas”, resume.

Participaram da reunião, além do prefeito Iba, o engenheiro Jânio e os vereadores Léo Fuchter e Maria Marlene Schlickman, os vereadores Adriano Becker e Laudi da Silva, o representante do Conselho de Trânsito, Vitor José Gamba de Mattos, o representante da CDL local, Rodrigo Philippi, e o Fiscal de Obras do município, Márcio Cambruzzi.

Informações Relacionadas