São Ludgero será premiado com o troféu Fritz Müller, maior reconhecimento ambiental de Santa Catarina

SãoLudgero20ºPrêmioFritzMüller2018 - Publicado em 25/10/2018 às 15:34 - Atualizado em 26/10/2018 às 15:48

O Município de São Ludgero será premiado no dia 6 de novembro, às 20 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, com o troféu Fritz Müller, diante do case de sucesso executado do projeto “São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado nas Áreas Urbana e Rural”. Trata-se da maior premiação ambiental do estado, uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Este ano é a 20ª edição da premiação e o Município de São Ludgero receberá a premiação na categoria “Tratamento de Efluentes” diante do projeto executado ao longo de vários anos, a várias mãos, com saudáveis parcerias entre a Administração Municipal, Samae, Funasa, Governo do Estado através da Epagri/Banco Mundial/Microbacias, Secretária de Saúde, Vigilância Sanitária, Agentes de Saúde, bem como a Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo. Na área urbana o 100% de coleta e tratamento de esgoto realizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizado no centro da cidade, aconteceu após o Município ter conseguido a autorização do Ministério Público para ampliar o benefício a determinadas áreas consideradas irregulares, após apresentar uma ação prática de Regularização Fundiária, o Lar Legal. No caso da área rural, através de um Sistema Individual de Tratamento (SIT) estudado e desenvolvido para realidade local pelos técnicos do Escritório Local da Epagri, era necessário forte investimento para alcançar todas as famílias rurais e isso aconteceu nos últimos anos, através da Administração Municipal e Samae. O investimento médio em cada propriedade, com recursos próprios, foi de R$ 1,8 mil por sistema implantado.

O passo inicial em relação ao tratamento do esgoto sanitário em São Ludgero foi dado em 1988, quando foi firmado o convênio para elaboração do Projeto de Esgotamento Sanitário entre Funasa e Município, o qual foi entregue no ano de 1990. Assinou o convênio na época o prefeito Danilo Niehues.

Com premiação deste ano já são duas recebidas pelo Município de São Ludgero. Em 2016, com o projeto (case) que tratou do reuso da água utilizada na Estação de Tratamento de Água (ETA), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), sistema que praticamente acabou com o desperdício hídrico que vinha acontecendo ao longo dos anos, investimento municipal realizado através do Samae, no valor de R$ 600 mil, que resultou na prática no aproveitamento médio de 1,2 milhões de litros de água que eram desperdiçados, mensalmente, oriundos da utilização nos tanques de tratamento, resultou também na premiação na mesma categoria “Tratamento de Efluentes”.

O prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a premiação é compartilhada com várias pessoas que formaram um Grupo Gestor que se comprometeu nos últimos anos ao abraçar a causa com a Administração Municipal fazendo a frente. “A felicidade é coletiva, envolve todas as famílias, inúmeras lideranças ao longo dos anos, atuais e ex-gestores, ex-vereadores, diversas entidades. Um projeto iniciado que a atual gestão decidiu abraçar e superar todos os obstáculos por entender que era preciso fazer o dever de casa em relação ao Meio Ambiente e a preservação da água”, declara. Ele completa dizendo que os trabalhos seguem na manutenção do projeto para que ele permaneça eficiente. “E, vamos continuar avançando em 2019, sempre em parceria, envolvendo as famílias, pois assim seremos mais forte e os resultados práticos acontecem com maior rapidez e qualidade”, resume.

Informações Relacionadas