• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

Campanha Novembro Azul em São Ludgero será marcada por várias ações

Novembro Azul - Publicado em 06/11/2018 às 11:14 - Atualizado em 06/11/2018 às 14:40

     Despertar nos homens a decisão de terem atitudes preventivas em relação à saúde, a exemplo do exame preventivo em relação ao câncer de próstata. Com este objetivo, várias ações serão realizadas em São Ludgero, marcando a Campanha Novembro Azul, através de uma saudável parceria entre a Secretaria de Saúde, Rotary Clube São Ludgero, Rede Feminina de Combate ao Câncer com o apoio da Comissão Municipal de Esportes (CME).

     O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) servem de alerta e reforçam a importância da população conhecer e discutir o assunto. O câncer de próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um tumor na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Segundo o Inca, na maioria dos casos, ele cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar a morte. O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Estudos recentes também mostram maior risco em homens com peso elevado e com histórico da doença na família. Adotar práticas saudáveis como não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável ajudam a prevenir o câncer de próstata. 

     Ao todo serão seis ações realizadas em São Ludgero, a primeira no dia 10 e a última no dia 25 de novembro, entre elas, testes rápidos, missa alusiva a campanha, jogo de futebol, palestra e passeio ciclístico. A Secretária de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, enfatiza a importância dos homens cada vez mais cuidarem da saúde de forma geral. “Assim como as mulheres, os homens também devem adotar atitudes preventivas, a exemplo do câncer de próstata. A prevenção ainda é o melhor caminho”, ressalta. Ela pede para que as famílias, os lojistas e empresários, dentro de suas possibilidades, adotem alguma ação colaborativa a campanha. “Toda ação é válida para alertar e tentar diminuir as mortes oriundas do câncer de próstata”, ressalta Nilva.

 

Programação Novembro Azul em São Ludgero:

Dia 10/11/2018 – Dia D com testes rápidos de hepatites B e C, Sífilis e HIV, bem como orientações realizadas pela equipe de Enfermagem. Local: ESF Margem Esquerda, das 8 às 11 horas.

Dia 14/11/2018 - Missa da Saúde alusiva a campanha Novembro Azul na Igreja Matriz São Ludgero, Margem Esquerda, às 19h30min.

Dia 16/11/2018 – Jogo de Futebol Suiço alusivo ao Novembro Azul entre a Secretaria da Saúde e Rotary Clube. Local: Associação Apec às 19 horas, preliminar dos jogos do Campeonato Coroa Bom de Bola.

Dia 19/11/2018 – Palestra com Ainor Francisco Lotério com o tema “Saúde do Homem: Por uma vida longa, saudável e feliz”. Local: Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann às 19h30min.

Dia 25/11/2018 – Passeio Ciclístico – saída em frente da Igreja Matriz São Ludgero, às 9 horas. Se possível, usar camiseta azul.

 

 


Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Informações Relacionadas

Assuntos