Ordem de Serviço será entregue no dia 15 de maio para pavimentar oito trechos de ruas do bairro Encosta do Sol

Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo - Publicado em 10/05/2019 às 13:20 - Atualizado em 10/05/2019 às 13:45

Oito trechos serão pavimentados

Como prometido pela Administração Municipal de São Ludgero, em reunião realizada com os proprietários de imóveis em 21 de setembro de 2018, as obras para pavimentação de oito trechos de ruas do bairro Encosta do Sol começam no primeiro semestre de 2019. A Ordem de Serviço será entregue a BCL Empreendimentos, ganhadora do processo licitatório para executar parte das etapas, na próxima quarta-feira, 15 de maio, às 19h30min, no Centro Comunitário do bairro.

A melhoria é possível graças a gestão enxuta da atual Administração Municipal e eficiência nos trâmites para o município ser contemplado pelo financiamento através do programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Governo Federal, via Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no valor de R$ 2.312.518,55.

A obra contará com contrapartida do Município e terá participação dos proprietários. As pavimentações serão executadas via programa Pavimentação Comunitária Tapete Preto (Lei Municipal nº 2.006/2015) onde a equipe da Secretaria de Obras realizará algumas etapas, outras a empresa terceirizada e os proprietários entram com a contrapartida, que ao invés de pagar a tradicional Contribuição de Melhoria, serão responsáveis pela construção do passeio público padronizado e com acessibilidade.

Para o Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, a reunião é importante para que todas as dúvidas sejam sanadas, visando o andamento dos trabalhos de forma integrada, harmônica e a população ajudando na fiscalização. “As famílias da cidade sabem que a equipe da Secretaria de Obras é reduzida e mesmo assim estamos tocando, paralelamente, várias obras de pavimentações e ainda mantendo as estradas gerais em bom estado”, relata. Ele completa agradecendo a compreensão das pessoas. “Agradecemos a paciência das pessoas por atenderem a situação momentânea diante das pavimentações”.

Sobre as pavimentações no bairro Encosta do Sol, o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que o investimento trará mais qualidade de vida às famílias que residem nas vias públicas ainda de chão batido, bem como segurança para motoristas e pedestres. “É mais uma reivindicação antiga da comunidade que vamos transformar em realidade”, ressalta. Ele lembra que o planejamento repassado aos proprietários na reunião em 2018 será cumprido. “Falamos de forma clara que não estávamos ali para brincar e que as obras iniciariam no primeiro semestre de 2019 e assim acontecerá. Explicamos e as famílias lá presentes entenderam que mesmo com o dinheiro liberado não podíamos iniciar as obras porque tínhamos outras pavimentações para serem concluídas. Na ocasião, os proprietários aprovaram por unanimidade, a proposta de parceria”, pontua o prefeito. Ele finaliza agradecendo a parceria dos vereadores, a dedicação do Gestor de Projetos, Jeferson Hemkemeier, o empenho do ex-prefeito e agora deputado estadual, Volnei Weber, e todos os envolvidos, direto e indiretamente, no atendimento a parte burocrática para liberação do financiamento.

Os moradores do bairro, Emerson Soethe e Roselei Villani, na primeira reunião foram eleitos como Coordenador e Vice-Coordenador fazendo a representação entre proprietários e Administração Municipal referente a informações sobre as obras.

Os trechos de ruas contemplados com pavimentação:

Rua Alberto Warmeling

Rua Antônio Bett