Capacitações e caminhada são realizadas durante o mês de maio para conscientizar sobre a importância de Combater o Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Secretaria de Assistência Social e Habitação - Publicado em 13/05/2019 às 10:49 - Atualizado em 13/05/2019 às 13:48

São Ludgero realizará capacitações e caminhada durante o mês de maio para reforçar a importância de seguir firme, juntamente com toda a sociedade, nas ações e trabalhos de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes que tem como data de mobilização o dia 18 de maio. As ações são uma iniciativa da Administração Municipal de São Ludgero, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, com participação direta do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Conselho Tutelar.

Hoje, segunda-feira, 13 de maio, a partir das 13 horas, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, acontecerá capacitação para os professores das Redes Municipal e Estadual de Ensino com o tema “Abuso Sexual, Acolhendo a Vítima”. Amanhã, terça-feira, 14 de maio, às 8 horas, no Auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) será realizada capacitação para todos os profissionais que integram a Rede de Atendimento de crianças e adolescentes em São Ludgero.

No dia 20 de maio, às 8h30min, em frente à Igreja Matriz São Ludgero, na Margem Esquerda, acontecerá a 1ª Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. “Antes da caminhada, haverá uma apresentação cultural”, lembra o secretário Villani. Ele aproveita para reforçar o convite às famílias de São Ludgero para participarem.

O Secretário de Assistência Social e Habitação de São Ludgero, Valcemir Villani, diz que as ações fazem parte da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. “A proposta é capacitar aproximadamente 200 profissionais, entre professores, agentes de saúde, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares, orientadores sociais, conselheiros de direito, enfermeiros, técnicos de enfermagem, demais profissionais da área de saúde, e policiais militares, civil e bombeiros. A caminhada é uma forma de intensificar a conscientização junto à comunidade”, detalha. Ele aproveita para esclarecer que todo investimento das ações promovidas no neste mês de maio tem como fonte de recurso o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de São Ludgero.

Saiba mais sobre o dia 18 de maio – O dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, tem como objetivo a mobilização de toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24 horas nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar, em São Ludgero, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas, na Avenida Monsenhor Frederico Tombrock, nº 1629, bairro Parque das Acácias, ou via contato telefônico 3657 1846 ou no Sobreaviso 98402 3161.