Capacitações foram promovidas para que profissionais identifiquem com maior facilidade abusos sexuais praticados com crianças e adolescentes em São Ludgero

Secretaria de Assistência Social e Habitação - Publicado em 14/05/2019 às 16:45 - Atualizado em 14/05/2019 às 17:09

Capacitações aconteceram no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann e Auditório do Samae

Com o objetivo de identificar com maior facilidade abusos sexuais praticados com crianças e adolescentes em São Ludgero, bem como estabelecer uma melhor comunicação em relação ao encaminhamento correto após a identificação, diversos profissionais do setor educacional, saúde, social e segurança pública receberam capacitações. Os eventos integraram as ações que fazem referência ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O município apresenta números abaixo da estatística nacional. A soma dos anos de 2016, 2017 e 2018 apresenta um total de 23 casos.

As capacitações foram ministradas pela psicóloga Daniela Wiggers. Ontem, segunda-feira, 13 de maio, a partir das 13 horas, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, a capacitação foi para os professores das Redes Municipal e Estadual de Ensino. Hoje, terça-feira, 14 de maio, a partir das 8 horas, no Auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informações importantes foram repassadas aos profissionais que integram a Rede de Atendimento de Crianças e Adolescentes em São Ludgero, a exemplo de profissionais da área social, saúde e segurança.

Em relação aos números, no ano de 2016, foram 10 casos, envolvendo 8 meninas e 2 meninos, com idade entre 3 e 11 anos; Já em 2017 a soma é de 5 casos, sendo 4 meninas e 1 menino, com idade entre 3 e 16 anos. E, em 2018 o número foi de 8 casos, na faixa etária de 3 a 16 anos, sendo 7 meninas e 1 menino. Em 2019, até o dia 30 de abril, a soma chega a 6 casos, todos meninas com faixa etária de 6 a 17 anos. “As capacitações justamente é para termos profissionais, que lidam com crianças e adolescentes, diariamente, mais preparados para identificar e também saber como agir no caso de suspeitas de violência. Foram 180 profissionais capacitados entre professores, agentes de saúde, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares, orientadores sociais, conselheiros de direito, enfermeiros, técnicos de enfermagem, demais profissionais da área de saúde, e policiais militares, civis e bombeiros”, pontua o Secretário de Assistência Social e Habitação, Valcemir Villani.

Para o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, o dinheiro investido nas capacitações são oriundos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), resultado das destinações feitas pelas pessoas e empresas na hora de fazerem as declarações do Imposto de Renda. “Aproveito para agradecer todos os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de São Ludgero por entenderem que este investimento poderá trazer resultados positivos na prática. Os profissionais com mais conhecimento sobre o tema, como procederem, poderão contribuir em muito no combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes em nosso município”, ressalta o prefeito.

As ações são uma iniciativa da Administração Municipal de São Ludgero, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, com participação direta do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Conselho Tutelar.

No caso de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que está sofrendo violência, denuncie para:

Disque 100 Direitos Humanos

Disque Conselho Tutelar de São Ludgero no 3657 1846 ou 98402 3161