Novas medições estão acontecendo no Mar Grosso para posterior aplicação corretamente do produto contra o borrachudo

Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo - Publicado em 13/08/2019 às 17:41 - Atualizado em 13/08/2019 às 18:01

Medições estão acontecendo no Mar Grosso
Créditos: Secretaria de Agricultura Baixar Imagem

Está acontecendo durante esta semana, novas medições nos riachos localizados na comunidade do Mar Grosso, em São Ludgero, com a participação de moradores, profissionais da Vigilância Sanitária e o Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, Paulo Sérgio Lorenzetti, objetivando aplicar corretamente o produto contra o borrachudo.

Uma reunião já tinha sido realizada no Mar Grosso no dia 21 de maio para deliberar sobre o problema do borrachudo. A flexibilização em relação ao cronograma de aplicação, dias programados, é o maior indicativo apontado para a proliferação ocorrida nos últimos anos e ineficiência da ação. O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, já informou que a Administração Municipal não irá mais investir na compra do produto para combater a proliferação do mosquito caso as comunidades não se organizem e façam a aplicação corretamente. “É preciso que as famílias das comunidades se conscientizem que a Prefeitura está fazendo a sua parte, ou seja, compra o produto, coloca à disposição, realiza reuniões, explica, coloca a equipe pública para orientar, sanar dúvidas, ensinar na prática a parte de aplicação, e os resultados positivos não estão aparecendo”, declara o prefeito. Ele completa dizendo que se esta situação persistir demonstra a falta de interesse das famílias e diante disso o poder público não mais disponibilizará recursos para tal finalidade. “Da forma que está acontecendo, estamos enxugando gelo. Queremos reforçar a parceria com as comunidades e ter a eficácia no combate ao borrachudo. É preciso um maior comprometimento das comunidades”, conclui o prefeito sobre o assunto.

O Fiscal da Vigilância Sanitária, Gilson Martins, explica que o combinado na reunião está acontecendo. “Com as medições realizadas e cálculos feitos, basta uma aplicação correta para os resultados positivos aparecerem. E, os moradores estão cientes que se a parceria não funcionar este ano a partir de 2020 não terá mais investimento público”, alerta.

O Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, Paulo Sérgio Lorenzetti, informa que reuniões nas outras comunidades que recebem o produto para aplicação serão promovidas. “Nosso objetivo é oportunizar mais qualidade de vida às pessoas com a aplicação do produto corretamente, continuar a parceria saudável que visa somente o benefício às famílias”, resume o secretário.

De 2015 a 2018 a Prefeitura de São Ludgero investiu R$ 163.000,00 na compra de 1,7 mil litros de produto para combater o borrachudo no município.