“Eu tenho orgulho de fazer parte da Fanfarra Municipal de São Ludgero!”

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes - Publicado em 09/09/2019 às 15:23 - Atualizado em 09/09/2019 às 15:44

Fanfarra Municipal de São Ludgero

“Eu tenho orgulho de fazer parte da Fanfarra Municipal de São Ludgero!” A afirmação faz parte da declaração dos integrantes da Fanfarra Municipal de São Ludgero, Luis Henrique Oliveira da Silva (21 anos), Paulo Henrique Dimon (21 anos) e Geovanna Vitoriano (18 anos) que não escondem a alegria de integrar o grupo formado por 90 pessoas, com variada faixa etária, que faz o diferencial no Desfile Cívico, no dia 7 de setembro, em homenagem a Independência do Brasil.

Para Luis Henrique Oliveira da Silva, que há mais de 13 anos integra a Fanfara, a felicidade é grande em participar e diz que seguirá firme contribuindo. “Eu tenho orgulho de fazer parte da Fanfarra Municipal de São Ludgero. Não pretendo sair e quero seguir por muitos anos”, revela. Já para o integrante Paulo Henrique Dimon, também há mais de 13 anos no grupo, a tentativa de tocar um instrumento foi quando estava na 3ª série das Séries Iniciais. “Eu sempre quis muito tocar na Fanfarra e por um amigo consegui iniciar antes de estar na 4ª série, período permitido para ingressar. É um momento especial, prazeroso, tenho orgulho de fazer parte, e me sinto realizado em continuar contribuindo com a Fanfarra Municipal”, declara. Já para Geovanna Vitoriano, que há mais de 9 anos integra a Fanfarra Municipal, é gratificante e ao mesmo tempo especial. “Espero que estejamos incentivando e despertando a vontade de várias crianças e adolescentes. É um orgulho muito grande integrar a Fanfarra de nosso município”, enfatiza.

A Fanfarra Municipal de São Ludgero, inaugurada no ano de 2005, sob a regência do professor de educação física Artur Buss, o Tule (em memória), pelo sexto ano consecutivo teve a frente os irmãos Sérgio Buss e Débora Buss, recebendo o apoio do professor Rodrigo Weber, que também já comandou.

A Fanfarra Municipal é composta por alunos do Centro Educacional Professor Henrique Buss, da Escola de Educação Básica São Ludgero e voluntários da comunidade. Ela possui fuzileiros, bumbos, caixas de guerra e repique, pratos e cornetas.

Para quem pensa que é fácil integrar uma Fanfarra Municipal, se engana. Para o Desfile Cívico de São Ludgero os ensaios acontecem durante os meses de junho, julho e agosto, nas dependências do Centro Educacional Professor Henrique Buss e na semana do Desfile Cívico, acontecem na Avenida Monsenhor Frederico Tombrock, centro da cidade. Os regentes Sérgio Buss e Débora Buss dizem que é preciso muito empenho de todos os alunos e dos professores, mas é gratificante participar deste momento especial e ver o resultado final. “É lindo ver a determinação, empenho, companheirismo dos integrantes e a evolução alcançada em cada ensaio. Todos são voluntários e aproveito a oportunidade para agradecer, mais uma vez, os pais e familiares que incentivam a participação. O resultado final é emocionante. Eu adoro essa turma. À Fanfarra raiz, aos novos e ao Sérgio, nosso muito obrigado. Vocês são especiais. Gratidão é a palavra que resume tudo”, pontua a regente Débora Buss.

Fanfarra Mirim CEI Menino Deus – A Fanfarra Mirim foi iniciada e consolidada através de incentivo da Associação de Pais e Professores (APP) do Educandário Municipal Menino Deus, atualmente, Centro de Educação Infantil Menino Deus, nos anos de 1993 e 1994, na presidência de Adriano Becker e Arno Philippi. A primeira apresentação da Fanfarra Mirim contou com vários instrumentos feitos pelo professor de Educação Física, Arthur Buss, o Tule (em memória), com materiais simples, de sucata e latinhas de tinta, mas de longa durabilidade, tocados pelos alunos e instrutores. O objetivo era incentivar a arte de tocar desde cedo.

O investimento público nas Fanfarras – Atualmente, a Fanfarra Municipal de São Ludgero e a Fanfarra Mirim do CEI Menino Deus, anualmente, recebem investimentos para que os integrantes e regentes possam realizar as apresentações da melhor maneira possível.  Este ano, a soma dos investimentos para as Fanfarras chegaram a R$ 12,6 mil. A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Sirlene Machado Cunha Joaquim, enfatiza que a Administração Municipal está fazendo sua parte para que as Fanfarras continuem cada vez mais consolidadas e fazendo belíssimas apresentações.