Ações realizadas em São Ludgero alertam sobre o descaso com o Meio Ambiente. Quantidade de lixo jogado em vias públicas e nos riachos ainda é grande

Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo - Publicado em 07/10/2019 às 12:21 - Atualizado em 07/10/2019 às 14:07

Recolher o lixo jogado as margens da rodovia estadual SC 108 e o manifesto feito utilizando o rio Braço do Norte ontem, domingo, 8 de outubro, em São Ludgero, foi um recado de alerta à sociedade da necessidade de existir uma maior consciência ambiental na prática visando a preservação do Meio Ambiente. As ações tiveram a iniciativa do Grupo Mountain Bike local (MTBSL) e o Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil (MCC) e receberam o apoio da Administração Municipal de São Ludgero, Grupo de Caiaqueiros, Geraplast, Becker Supermercados e Rotary.

A quantidade de lixo recolhido na rodovia estadual impressionou os participantes da ação. “Foram 11 pessoas que participaram da ação e em três horas de trabalho fizemos o trecho do pórtico na divisa com Orleans até rotatória do Santo Antônio. Foi um total de 1480 quilos de lixo”, relata Jaison Sachetti, um dos organizadores da ação e integrante do Grupo Mountain Bike. Ele completa informando que no próximo domingo, dia 13 de outubro, no período matutino, deve ser concluída a ação de recolhimento até o pórtico localizado na divisa com Braço do Norte. “Não imaginávamos que teria tanto lixo jogado as margens da SC 108”, resume Jaison.

Em relação a ação de conscientização feita por integrantes do Grupo Caiaqueiros com faixas no rio Braço do Norte alcançou o objetivo com êxito. “Ao todo participaram da ação, que partiu de uma ideia do Movimento de Cursilhos, 22 caiaqueiros que fizeram o percurso – trecho do Km2 passando por todo o perímetro urbano de São Ludgero até próximo ao CTG Beira Rio”, informa o presidente do Grupo de Caiaqueiros, Gian Carlos dos Santos. Ele acrescenta que ainda existe muita falta de consciência em relação a preservação do Meio Ambiente. “Já realizamos limpezas as margens de rios e recolhemos variados tipos de lixo que vão desde os descartáveis até máquina de lavar roupas e motor de moto. Os lixos que estão nos riachos e nas vias públicas tratam-se de ações irresponsáveis das pessoas e não das empresas que produzem as embalagens e os produtos”, alerta Gian.

Ambas as ações foram uma forma de despertar nas pessoas a responsabilidade com o planeta, o lugar onde vivem e a preservação do Meio Ambiente de forma geral. A ação de recolhimento de lixo contou com a participação do prefeito Ibaneis Lembeck e dos vereadores Adriano Becker e Maria Marlene Schlickmann.

As pessoas interessadas em ajudar na ação de limpeza da rodovia estadual SC 108 iniciada e não concluída, área territorial de São Ludgero, a ser realizada no dia 13 de outubro devem entrar em contato com o Jaison pelo fone/whatsapp (048) 99986 6665. O ponto de encontro será Supermercado Becker - Loja 1, às 8 horas.