Bem-Vindo

Sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São Ludgero será entregue oficialmente à comunidade amanhã, sexta-feira, 21 de maio

Secretaria de Assistência Social e Habitação - Publicado em 20/05/2021 às 16:24 - Atualizado em 20/05/2021 às 17:18

Sede própria do Cras de São Ludgero

A sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São Ludgero construída pelo Governo do Estado de Santa Catarina em parceria com a Prefeitura será entregue, oficialmente, à comunidade, amanhã, sexta-feira, 21 de maio, às 11 horas da manhã. Entre as autoridades está confirmada a presença do atual Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Claudinei Marques.

A obra construída que está localizada a rua Dona Gertrudes, ao lado da ESF Margem Esquerda, possui um total de 171,66 metros quadrados com recepção, sala de atendimento familiar, banheiros, sala multiuso, cozinha, almoxarifado, sala de coordenação e áreas externas cobertas. Na parceria a Prefeitura de São Ludgero disponibilizou o terreno e a terraplanagem. Já o Governo do Estado fez a construção utilizando recurso via Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, disponibilizado através do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), via Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Banco do Brasil.

Para a Secretária de Assistência Social e Habitação de São Ludgero, Patrícia Ferreira, o espaço é importante quando se trata do direito a inclusão social, acesso a determinados serviços e atividades realizadas para conscientização. “Agradecimento a todos os profissionais que já fizeram parte do centro e a equipe atual que desenvolve os trabalhos. É uma conquista de todos e da cidade”, ressalta.

Ao falar sobre a obra construída pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, enfatiza que a sede própria é uma obra importante para a cidade, em especial à área social. “Agradecemos ao Governo do Estado em nome do atual governador Carlos Moisés da Silva e os ex-governadores Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira, bem como ao ex-secretário de Estado, Valmir Comin, ao ex-prefeito e hoje deputado Volnei Weber, e todos que tiveram envolvidos direta e indiretamente para que a obra fosse entregue à coletividade”, pontua.

A luta para transformar a sede própria do Cras em realidade - a história de luta para a construção da sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São Ludgero teve inicio junto ao Governo do Estado no ano de 2013, com o então prefeito Volnei Weber, o vice-prefeito Ibaneis Lembeck, e a secretária da pasta na época, Nilva Schlickmann Pickler. As primeiras tratativas aconteceram de forma oficial com o ex-secretário de estado, falecido em 2014, João José Candido da Silva. A Gestão Municipal de São Ludgero recebeu a boa notícia de que a obra iria virar realidade na tarde do dia 23 de março de 2017, repassada pelo então Secretário Regional de Braço do Norte, José Ricardo Medeiros, acompanhado pelo Secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação na época, Valmir Comin. A ordem de serviço foi entregue a empresa ganhadora do processo licitatório às 14 horas do dia 18 de outubro de 2017, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, com a presença do então governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira. É importante ressaltar que durante a construção ocorreram as fiscalizações, municipal e estadual, com a superação de inúmeros desafios durante a execução.