22/03/2024

Hoje é o Dia Mundial da Água, um dia especial para as famílias que residem na cidade

O Dia Mundial da Água, celebrado hoje, sexta-feira, 22 de março, é muito especial para São Ludgero. Alguns anos já se passaram desde que a cidade atingiu o 100% de esgoto doméstico tratado nas áreas urbana e rural e os investimentos seguem. Entre os reconhecimentos que confirmam e chancelam a eficiência do sistema estão o recebimento dos prêmios Fritz Müller e do renomado Instituto Trata Brasil.

Somente nos últimos meses já foram mais de 15 instalações de Sistemas Individuais de Tratamento (SITs), gratuitamente, sendo feitas em novas residências nas comunidades do interior. Os trabalhos e investimentos são realizados em parceria entre a Prefeitura (Secretarias de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo e Secretaria da Saúde/Vigilância Sanitária) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

O projeto “São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado”, alcançou o marco zero no dia 22 de março de 2018. Na área urbana, cada novo loteamento que surge ou construção é obrigado fazer a ligação do esgoto doméstico na rede do Samae que tem o destino a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no perímetro urbano. Lá é realizado um processo totalmente natural de despoluição através de bactérias aeróbias e anaeróbias.  Na área rural, após a instalação do Sistema Individual de Tratamento (SIT) em todas as residências existentes, desde 2018, cada nova residência que surge, uma solicitação é feita com cadastro realizado na Secretaria de Agricultura. A partir daí a Prefeitura em parceria com o Samae realizam a instalação, gratuitamente, com investimento médio de R$ 2.500,00 por unidade com o compromisso da família em fazer a manutenção para que o sistema permaneça eficiente. Na parceria para instalações na área rural a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde/Vigilância Sanitária, realizada a compra dos Sistemas Individuais de Tratamento (SITs) e o Samae com a Secretaria da Agricultura entram com a máquina, acessórios e funcionários capacitados para instalação. O sistema foi desenvolvido para a realidade das famílias locais da área rural. Trata-se de um kit de saneamento, onde o esgoto doméstico passa por duas fossas, filtro e o efluente final ainda passa pelo círculo de bananeiras  ou plantas que absorvem bastante água para a purificação final.

Para o Diretor do Samae, Maihcon Matias, o Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, André Soethe, e a Secretária da Saúde, Morgana Rech da Silva, o projeto orgulha as famílias da cidade e segue com investimentos sendo feitos em parceria. “É um projeto de todos nós, de São Ludgero, um projeto que é orgulho e gera qualidade de vida às pessoas, contribui diretamente na preservação da água e do meio ambiente”, resumem.

O tratamento do esgoto no perímetro urbano iniciou em 1990, com a participação direta da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e, na área rural em 2006, com a Epagri e as famílias decidindo investir os recursos do Microbacias no desenvolvimento e instalação de sistema individual de tratamento.

São Ludgero recebe, anualmente, comitivas para entender melhor o trabalho desenvolvido e o êxito do projeto alcançado que atualmente é referência para a região, para Santa Catarina e o Brasil.

• São Ludgero segue com os investimentos após atingir 100% do esgoto doméstico tratado nas áreas urbana e rural - Foto 1