Grupo de Jovens realiza Expo Pet nesta sexta e sábado no Auditório do Salão Paroquial da Igreja Matriz São Ludgero

Grupo de Jovens realiza Expo Pet nesta sexta e sábado no Auditório do Salão Paroquial da Igreja Matriz São Ludgero
Noticia Importada do site antigo
01/01/2021

Exposição pretende mostrar para a comunidade que a embalagem Pet pode ser reutilizada e ainda motivar a arrecadação neste mês de abril para que o Grupo alcance sua meta no desafio do MCC Jovem.

   Com o objetivo de mostrar para a comunidade sãoludgerense e região que as garrafas Pet podem ser reutilizadas para várias finalidades, bem como mobilizar as famílias para que durante o mês de abril seja feita uma grande arrecadação da embalagem, o Grupo de Jovens de São Ludgero, que lidera o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC Jovem) e que participa do Desafio da JMJ (Jornada Mundial da Juventude 2016), realiza nesta sexta-feira e sábado (24 e 25 de abril) a Expo Pet, evento que acontece no Auditório do Salão Paroquial da Igreja Matriz São Ludgero, das 9 às 17 horas com entrada gratuita. 

   O Grupo de Jovens de São Ludgero, conhecido como equipe "Conectados à Deus", formada por André Pereira, Deyze Becker, Eduarda Miranda, Ellen Albanás, Greison Boeing, Jozeane Becker, Priscila Volpato, Vanessa De Avila Machado, Ray Becker e Adriano Becker, esta semana trabalhou com muita determinação e dedicação no desenvolvimento de 30 produtos com Pet, sendo 6 inéditos no mundo, e, ainda com muita disposição prepara uma explanação dos impactos causados pelo reciclável ao Meio Ambiente e a destinação correta que deve ser dada pelas pessoas. "Convidamos os alunos das escolas e comunidade em geral para conhecerem um pouco mais sobre o Pet, o seu aproveitamento e também sobre o MCC Jovem", completa. Os integrantes contam que a ideia surgiu diante da participação do Desafio JMJ 2016 (Jornada Mundial da Juventude 2016), que consiste na realização de tarefas mensais, com prazo para conclusão de 30 dias para cada tarefa, totalizando 1 ano de desafio e que está mobilizando o Brasil com o caráter de evangelização. No caso da tarefa do mês de abril, o tema trabalhado é Conscientização Ambiental e o grande desafio é de arrecadar a maior quantidade possível de Pet. Os integrantes fazem a observação de que todo o material arrecadado será vendido e o dinheiro revertido em ações sociais.

   A equipe "Conectados à Deus", cadastrada no desafio como MCC Jovem, está em terceiro lugar em relação as 1.234 paróquias participantes em todo o país, sendo a única equipe da Diocese de Tubarão que continua realizando as tarefas. As outras equipes da Diocese que se inscreveram acabaram desistindo pela complexidade das tarefas. "Gostaríamos de contar com o apoio das famílias de São Ludgero e região para que possamos cumprir com brilhantismo as tarefas, especialmente, esta que trata da arrecadação de garrafas Pet. Já disponibilizamos pontos de coleta em toda a cidade de São Ludgero e em outras cidades como Braço do Norte, Orleans, Rio Fortuna, São Martinho e Tubarão", informa a participante Priscila Volpato. Em São Ludgero as doações das garrafas de Pet podem ser feitas até o dia 26 de abril na Igreja Matriz, na Capela Sagrada Família e no Centro Multiuso Dimas Schlickmann. As pessoas que quiserem, poderão levar e entregar durante a Expo Pet. Além dos pontos de coleta o Grupo Jovem de São Ludgero entrou em contato com amigos, conhecidos, familiares, restaurantes, bares e lanchonetes. 

 

Saiba mais sobre o Pet -  O Politereftalato de Etileno, mais conhecido como Pet, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas (refrigerantes, água, sucos, óleos etc...) e de alguns tipos de tecidos. Do ponto de vista químico, o Pet é um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva. Com o uso em grande escala das garrafas Pet, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabavam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como o material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem. Além de favorecer o Meio Ambiente, a reciclagem de garrafas Pet gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável/autônomos e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens Pet. Ao invés de ficar poluindo o Meio Ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.

 

Jovens defendem a Coleta Seletiva de Lixo em São Ludgero

Embalados pelos estudos feitos sobre o Pet, sobre reciclagem e reutilização de materiais em geral, os jovens tiveram uma conversa importante com o jovem vereador Léo Fuchter, que tem acompanhado de perto a realização das tarefas do Grupo, reascendendo a ideia da Coleta Seletiva de Lixo em São Ludgero. 

O Grupo reforça a importância da Coleta Seletiva de Lixo e a destinação adequada dos materiais para uma verdadeira preservação do Meio Ambiente. Para os jovens, São Ludgero que possui muitas empresas que transformam produtos reciclados em novos produtos para o mercado, que já é referência em distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, poderia ser modelo para o Brasil em Coleta Seletiva. Eles defendem a separação obrigatória do lixo na cidade de imediato e o enxergam como uma fonte de renda.

Atualmente, São Ludgero está em fase de elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e a Coleta Seletiva de Lixo é um dos temas em debate.