Mesmo não tendo nenhum caso notificado São Ludgero orienta sobre a infecção bacteriana Impetigo

Visitas as instituições de ensino estão sendo realizadas.
Mesmo não tendo nenhum caso notificado a Administração Municipal de São Ludgero, através da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, com o apoio de acadêmicas da Unibave e a Enfermeira da ESF Margem Direita Gisele Boeng Della Giustina, esta semana iniciou rodas de conversas com profissionais da Rede Municipal de Ensino levando informações importantes sobre a infecção bacteriana Impetigo, popularmente conhecida como Impinge.
Dois são os objetivos das visitas: repassar dicas preventivas como bons hábitos de higiene e orientar sobre os procedimentos se for identificado casos com a infecção bacteriana. “Queremos que os profissionais da educação obtenham informações corretas sobre Impetigo”, enfatiza a Coordenadora da Atenção Básica no município, Enfermeira Maria Madalena Beltrame. Ela diz que, aproveitando as visitas, informações sobre doenças respiratórias, piolho e cuidados em geral com o ambiente escolar também foram transmitidas.
A primeira visita e conversa foi com professores e profissionais em geral do Centro de Educação Infantil Irmã Stella e nos próximos dias serão visitadas as demais instituições de ensino da Rede Municipal.
Impetigo - O impetigo, chamado popularmente de impinge, é uma infecção bacteriana da pele, que acomete preferencialmente as crianças entre 2 e 6 anos, apesar de também poder surgir em adultos. O Impetigo pode ser causado por dois tipos de bactérias: Staphylococcus Aureus, o Streptococcus Pyogenes. Uma pessoa pode adquirir a doença quando for exposta à bactéria principalmente quando entra em contato com feridas de alguém que já está infectado ou quando mantém contato direto com itens compartilhados como roupas, lençóis, toalhas e até mesmo brinquedos.
Fatores - Impetigo se espalha facilmente em escolas, ambientes infantis e outros locais fechados e lotados. Clima quente e úmido, comum em estações quentes do ano, facilita a transmissão da bactéria. Lesões na pele causadas por mordidas, picadas de inseto e outros tipos de feridas também podem facilitar a ocorrência da infecção. Idosos e as pessoas com diabetes ou um sistema imunológico comprometido são mais propensos a desenvolver impetigo e algumas de suas complicações.
Sintomas - Pápulas vermelhas, semelhantes a picadas de mosquito, que, entretanto, evoluem rapidamente para pequenas pústulas (lesões com pus). Estas pústulas estouram e formam leões com coloração dourada ou cor de mel. Este processo costuma durar uma semana e as lesões atacam preferencialmente a face e/ou o crânio, mas também podem surgir em braços e pernas. Não é comum haver sintomas sistêmicos como febre ou mal estar, todavia, alguns linfonodos dolorosos no pescoço costumam surgir.
Prevenção - Use sempre uma esponja e uma toalha limpa; Troque as todos os dias, se necessário for; Não compartilhe toalhas, roupas, ou outros produtos de cuidado pessoal com outros membros da família; Lave suas mãos frequentemente após tocar a pele infectada; Mantenha a pele limpa para evitar o contágio da infecção; Limpe bem pequenos cortes e escoriações com sabão e água limpa.