São Ludgero receberá reconhecimento ambiental através do Prêmio Fritz Müller

São Ludgero receberá reconhecimento ambiental através do Prêmio Fritz Müller
Noticia Importada do site antigo
01/01/2021

Premiação acontecerá no dia 8 de dezembro na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

   A Administração Municipal de São Ludgero receberá no dia 8 de dezembro, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), juntamente com mais 12 empresas do estado de Santa Catarina, o 18º Prêmio Fritz Müller, a maior premiação ambiental do estado, uma iniciativa da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), que reconhece cases de sucesso em prol do Meio Ambiente. A premiação acontece ao lado de grandes empresas como BMW Brasil, Celesc e Grupo Malwee.

    A notícia foi recebida pela Assessoria de Comunicação do Município de São Ludgero na sexta-feira, 11 de novembro. Antes de serem analisados por uma comissão, os cases inscritos até 31 de outubro, ficaram à disposição de todos os servidores da Fatma por cinco dias para considerações. O Prêmio leva o nome do ambientalista e padre alemão, Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por 45 anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos. Ao todo, a disputa acontece em 13 categorias: Gestão Ambiental, Reciclagem, Conservação de Insumos de Produção (Água), Conservação de Insumos de Produção (Energia), Educação Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Agricultura Sustentável, Tratamento de Efluentes, Controle da Poluição Atmosférica, Resíduos Sólidos, Gestão Socioambiental, Produto Ecológico e Turismo Ecológico e Sustentável. A premiação é voltada às empresas privadas e instituições públicas que desenvolvem trabalhos e projetos de destaque na área ambiental em Santa Catarina. “O prêmio é voltado às corporações que fazem além do que determina a legislação ambiental. Em Santa Catarina temos muitos exemplos e essa homenagem é uma forma de reconhecer as boas ações”, explica o presidente da Fundação, Alexandre Waltrick Rates.

    O Município de São Ludgero fez a inscrição na categoria “Tratamento de Efluentes” com o projeto (case) que trata do reuso da água utilizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Um sistema que acabou com o desperdício hídrico que vinha acontecendo ao longo dos anos na ETA. O investimento municipal com recursos próprios foi de R$ 600 mil e está funcionando desde o início de 2016. O resultado deste investimento na prática é que 1,2 milhões de litros de água que eram desperdiçados, mensalmente, oriundos da utilização nos tanques de tratamento, sejam reutilizados. O reaproveitamento, atualmente, representa meio dia de abastecimento da cidade de São Ludgero que consome em média 2,4 milhões de litros, diariamente.

    O prefeito Volnei Weber diz que o Município de São Ludgero ao longo dos anos desenvolveu várias ações em prol da preservação da água e do Meio Ambiente e a premiação é resultado do plantio de boas sementes, bom cultivo demonstrando que a cidade trabalha consciente, mostrando que faz muito mais do que a legislação exige. “São vários projetos e frentes de trabalho envolvendo a comunidade de formal geral, em andamento, com o objetivo da preservação do Meio Ambiente. A verdade é que a conscientização ambiental, a sustentabilidade, em nosso município, cresce cada vez mais com atitudes práticas e nós da Administração Municipal estamos fazendo a nossa parte. Estamos abertos a parcerias saudáveis com entidades e empresas privadas. O reuso da água da ETA e o projeto 100% Esgoto Sanitário Tratado no perímetro urbano e meio rural são dois exemplos que tem maiores impactos positivos ambientais. Os parabéns a equipe do Samae que pesquisou e buscou conhecimento para implantação do sistema”, ressalta o prefeito. 

Conheça os vencedores do 18º Prêmio Fritz Müller:

Gestão Ambiental – Ministério Público de Santa Catarina

Reciclagem – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif)

Conservação de Insumos de Produção (energia) –  Celesc Distribuição

Conservação de Insumos de Produção (água) – Máster Agropecuária

Educação Ambiental – Consórcio Itá

Recuperação de Áreas Degradadas –  Enercan

Agricultura Sustentável – Epagri (Frei Rogério)

Tratamento de Efluentes – Prefeitura Municipal de São Ludgero

Controle de Poluição Atmosférica – Portonave – Terminais Portuários de Navegantes

Resíduos Sólidos – BMW do Brasil

Gestão Socioambiental – Celesc Geração

Produto Ecológico – Grupo Malwee

Turismo Ecológico e Sustentável – Instituto Alouatta